terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Mães que estudam

Acordei às 4 da matina e comecei a minha recém rotina de estudos. Uma retomada de uma possibilidade de futuro que estava guardada faz muito tempo dentro de mim. Não é fácil, ter disposição, ter motivação. Não é fácil sentir que seu corpo pede descanso, entretanto, a mente (a razão) diz que sua vida hoje tem de ser assim, um pouquinho mais sacrificada, portanto, uma amélia diplomada um dia tem que mudar de status.

Muitas mulheres na minha família tem rotina parecida. Estudam, cuidam da casa e dos filhos e trabalham. Dupla, tripla jornada, quádrupla jornada. Me coloco no lugarzinho de cada uma delas e fico feliz quando vejo superação de obstáculos e vitórias, isto me motiva a crescer. Entretanto, ás vezes me sinto muito culpada por estar cansada e não ter tanta paciência com minha pequena ou por tantas vezes resmungar e resmungar sobre a vida. Coisas que só descobri agora depois da maternidade. A culpa é viciante e parece uma bengala a ser usada como desculpas para não fazer o que deve ser feito. 

Quem entende o que é ser mulher? Só uma mulher, claro!

Pois assim vivo neste momento entre as tarefas da maternidade e os sonhos de uma menina-mulher. Quero vencer profissionalmente, quero ser mais feliz ainda do que sou hoje. A única coisa que não quero é me sobrecarregar e esquecer o sentido mais importante da vida: viver sem pressa. 

Viver sem pressa já que parece que foi ontem que minha princesa nasceu e aí a culpa volta de novo...poderia estar deitadinha com ela, sentido o cheirinho dos cabelinhos encaracolados, mas, pensar no futuro também uma forma de dizê-la que estou pensando em nós e não em "mim". Depois de pensar assim compreendo o motivo pelo qual muitas de nós continuam persistindo em seus empregos "ás vezes" mal pagos, cursos cansativos, rotinas pesadas etc.; continuam para que a vida gire e gire e o futuro seja melhor. Na verdade depois da maternidade tudo que fazemos é em prol da vida dos nossos pequenos pois senão nenhuma luta teria tamanho sentido.



Bom dia a todas.


2 comentários:

  1. Eu tenho algo a dizer sobre isso, mas é muito pessoal. Então direi no face, aí só vc lê rsrsrs

    Bjo

    ResponderExcluir

Sua participação vai ser bacana. Comenta vai!